quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Origem Do Mundo

O mito da origem do mundo
 
        A narrativa da origem do mundo, segundo os gregos, a partir da versão de Hesíodo, no poema Teogonia (isto é, "nascimento dos deuses"), é o texto que transcrevemos.
 
Primeiro nasceu Caos, a existência indistinta; depois nasceram a Terra (Gaia) e Eros. [...] Caos gerou a Noite, que gerou o Dia. A Terra gerou o Céu (Urano), as Montanhas e o Mar; uniu-se ao Céu (Urano) e gerou os Titãs, Réia, Têmis, Memória, os Ciclopes, fabricantes do raio, os Gigantes, de cinqüenta cabeças e cem braços, e Cronos, o tempo.
[...] Guiados por Eros, os deuses se reproduzem: há os filhos da Noite, entre os quais estão a Morte, o Sono, os Sonhos e as Parcas, divindades do destino, de cujos desígnios nem os deuses escapavam, que eram três: Fiandeira, Distribuidora e Inflexível; e a linhagem do Mar. Nereu e as várias Nereidas, suas filhas, Espanto, Ceto, entre vários outros.[...]
O Céu (Urano) detestava os filhos, e escondia-os na Terra; até que ela, atulhada, criou uma foice e deu-a a seus filhos, para que castrassem o pai. Todos ficaram com medo, mas Cronos aceitou a missão, e, ao entardecer, quando o Céu se deitava junto com a Terra, a cumpriu. [...] A partir daí começa o domínio da segunda geração de deuses, encabeçados por Cronos. Cronos sabia que ia ter um destino semelhante ao do seu pai, ser destronado por um de seus filhos; então os engolia à medida que iam nascendo do ventre de Réia. Foi assim com Hera, Deméter, Héstia, Hades e Posêidon; quando Zeus nasceu, Réia deu uma pedra para Cronos engolir e escondeu o filho, que cresceu e cumpriu o destino de destronar o pai. Como ele fez isso não é dito, mas fez Cronos vomitar seus irmãos. Depois disso, aliado aos outros deuses e aos Gigantes, derrotou os Titãs numa guerra terrível, na qual os deuses se aliaram aos Gigantes, filhos da Terra.
O domínio de Zeus marca a terceira geração de deuses. Ele repartiu o mundo com seus irmãos. Posêidon ficou com os mares, Hades com o mundo subterrâneo, e a ele próprio coube o céu. Essa geração também teve muitos filhos. De Zeus e Deméter nasceu Perséfone: de sua união com Memória nasceram as Musas; com Leto, Apolo e Ártemis; com Hera, Ares, Hebe e Ílitia; com Maia, Hermes; com Sêmele, Dioniso. Mas a primeira esposa de Zeus, Métis, a astúcia, foi engolida por ele, porque estava destinada a dar à luz dois filhos: um era Atena, e o outro seria aquele que destronaria seu pai. Zeus engoliu Métis e ficou astucioso, e gerou Palas Atena, que nasceu de sua cabeça.
(Hesíodo, Teogonia)
 

Este é o site que eu retirei esse texto:

4 comentários:

  1. Caio,
    é muito interessante sua transcrição da origem do mundo na visão da Mitologia Grega. A partir desse texto você poderá pesquisar muito, pena que você não ilustrou.
    Continue pesquisando e não esqueça de postar o mapa conceitual.
    beijo
    Profª Marilena

    ResponderExcluir
  2. Caio,
    Estou gostando... o assunto é muito interessante e, prá mim, novidade. Tente buscar imagens (se precisar de ajuda, conte conosco)e vou continuar acompanhando e aprendendo. Parabéns, colocou a fonte de pesquisa.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Caio,

    Parabéns! Seu blog está ficando muito legal, e sua pesquisa também. Pena que o computador não deixou você postar aquele textinho sobre o Hesíodo... coloca ele depois? Achei super legal você ter ido atrás de quem escreveu o texto original, não deixe deixe escondida essa informação! =)

    Só meus parabéns, nada a acrescentar!

    Você vai mesmo dar uma pesquisada sobre outras versões da criação do mundo, depois? Ou mudou de idéia? =) me conte depois!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Gostei, do texto, me ajudou muito...Só acho que você confundiu um pouquinho, no começo e no final do texto...Mesmo assim, obrigado!

    ResponderExcluir